A região de Trás-os-Montes, reúne Cultura, Saberes e Tradições que definem a história de cada povoação transmontana e caracterizam hábitos e costumes, sendo a mesma, a fonte de inspiração para este projecto.
Apelando à Imaginação e Criatividade na interacção e dinamização de espaços, este projecto denominadoTraz aos Montes, com o objectivo primordial de Promover, Preserva e Valorizar o Património Natural e Cultural, bem como, o Meio Rural, pretende a Partilha de Conhecimentos entre gerações locais e visitantes, centrando o seu trabalho na Terra Fria Transmontana, concelho de Bragança, em plena Serra de Nogueira.
Contadores de estórias, teatro, música tradicional, canto lírico, actividades para Famílias, oficinas prácticas, jogos tradicionais, mercado de produtos locais e exposições ocuparão diferentes espaços das aldeias, entre adegas, lojas, Casas do Povo e as Igrejas.
Crucial para este projecto, é a participação activa da população das aldeias da Serra da Nogueira, na partilha de conhecimentos, histórias e no desenvolvimento das actividades.
Traz aos Montes está desenhado para ser realizado sazonalmente, de forma a aproveitar as mais-valias do território em termos de produtos da época e transformações visuais da paisagem, durante dois dias, no último ou penúltimo fim-de semana do mês de Dezembro, de maneira que não coincida com as festas natalícias, e no mês de Agosto de forma a abranger o período das férias dos emigrantes, e assim dinamizar as aldeias e escoar os produtos da época. Assim, para o ano de 2022, as datas propostas para a realização dos eventos serão, dias 17 e 18 de Dezembro em Carrazedo, e nos dias 13 e 14 de Agosto, na aldeia de Alimonde.
Com o objectivo de conhecer e dar a conhecer, para valorizar e partilhar a cultura transmontana, este trabalho compreende a abordagem de duas áreas base:
– Património Cultural e Histórico
– onde a partir de workshops, peças de teatro, concertos de música, exposições, produtos regionais e gastronomia, se pretende dinamizar a aldeia e enaltecer o trabalho, a história e o povo transmontano.
As actividades são apresentadas em espaços particulares como lojas, palheiros e eiras e em espaços públicos como a Casa do Povo, ruas e Igreja.
Em Agosto haverá maior dinamização ao longo das ruas da aldeia.
Este projecto teve a sua primeira edição em Dezembro de 2019, com um trabalho conjunto com os habitantes da aldeia de Carrazedo, situada em plena serra de Nogueira, lugar onde a Natureza ganha destaque e onde saberes e tradições construíram a sua história.
Traz aos Montespretende ser um projecto passível de se adaptar e ser reproduzível noutras aldeias transmontanas, dando ênfase à participação e partilha de conhecimento com os seus habitantes.