Projeto “Valorização do Património Cultural – Forno da Cerâmica de Pinela"
Considerando que a olaria de Pinela teve um papel muito importante no desenvolvimento cultural e económico do Concelho de Bragança e da Freguesia de Pinela.
Considerando a importância da olaria no quotidiano das pessoas (louças, cântaros, barrinhões, púcaros, paliteiros, etc) de então.
Considerando que a Cantarinha de Pinela é o símbolo da Feira das Cantarinhas (Franca e Centenária) promovida ainda hoje pelo Município de Bragança.
Considerando que o Município de Bragança e a Freguesia de Pinela dispõem hoje de um Centro Interpretativo da Cerâmica que urge dinamizar e dotar com mais informação/conteúdo científico e académico.
Considerando que o forno da cerâmica de Pinela é o único exemplar físico existente no distrito e é portador do CNS n.º 17603.
Considerando que muitos dos vestígios arqueológicos (peças de cerâmica) encontrados no concelho são provavelmente oriundos das "louçeiras" de Pinela.
Pretende-se, através do projeto "Valorização do Património Cultural – Forno da Cerâmica de Pinela", que seja realizada a:
1- Reabilitação (limpeza / reabilitação) do forno da cerâmica de Pinela sob a supervisão de um (ou mais) arqueólogo(s);
2- Realização de um estudo histórico-arqueológico com pesquisa bibliográfica e documental sobre a olaria de Pinela e o seu impacto na Freguesia/Concelho/Distrito. O estudo deverá ainda abordar um ponto de situação atual quer do ponto de vista arqueológico (achados) quer do ponto de vista sociocultural e económico.
3- Elaboração e aplicação de um plano de sinalética direcional e informativa dando nota de informação relevante aos turistas / visitantes da freguesia quer do forno da cerâmica, quer do Centro Interpretativo.
4- Elaboração de uma maquete para edição de livro destinado à divulgação dos resultados dos estudos e levantamentos realizados, devendo este incluir o fornecimento dos textos, conteúdos gráficos e design gráfico da publicação, em formato final, pronto para impressão.
5. Elaboração de um vídeo promocional alusivo à olaria, ao Centro Interpretativo da Cerâmica e ao forno da cerâmica, sito em Pinela, apresentando de uma forma visual e atrativa os resultados obtidos sobre os estudos realizados no âmbito deste projeto.
Valor: 25.000,00€ (Vinte cinco mil euros).
Solange Caravela
11-07-2019