Marcação de uma Pequena Rota - São Pedro de Sarracenos
Marcação de uma Pequena Rota – São Pedro de Sarracenos
Esta candidatura ao Orçamento Participativo 2024, têm como objetivo a marcação de uma Pequena Rota, num percurso circular com cerca de 13 Km, com início e términus na freguesia de S. Pedro de Sarracenos.
Este projecto deriva do aumento significativo do número de pessoas interessadas num estilo de vida mais saudável e mais próximo do meio natural, motivando-as a procurar locais onde ainda seja possível observar e sentir a natureza no seu estado “autêntico”, a que se associa uma também crescente procura pela cultura tradicional, vernacular, identitária de cada região.
O progressivo aumento de rotas, trilhos e passadiços resulta do facto de cada vez serem mais os adeptos do Turismo de Natureza – um dos produtos estratégicos para o desenvolvimento do turismo em Portugal –, com particular destaque para a realização de caminhadas em percursos interpretativos, onde uns procuram um regresso a um passado mais ou menos distante e outros procuram desligar-se de um dia-a-dia atribulado através do conhecimento e da fruição dos valores culturais e naturais próprios de cada local.
Para além do bem-estar pessoal, estas actividades acarretam uma mais-valia para a economia local, traduzida no aumento da procura de alojamento, restaurantes, equipamentos e comércio, em geral.
Pela sua proximidade à cidade de Bragança e pelas suas características naturais e culturais, o termo da aldeia de S. Pedro de Serracenos reúne condições para a criação de uma Pequena Rota que certamente contribuirá para o aumento da atractividade do concelho, mas que, obviamente, também pode (e deve!) ser usufruído pelos brigantinos.
Aproveitando as condições do terreno pretende-se a criação de um percurso circular com cerca de 13 km de extensão, de dificuldade média, com início e terminus na aldeia de São Pedro de Sarracenos.
A marcação deste percurso permitirá percorrer uma geografia diversificada, pontuada por locais de interesse arquitectónico (civil e religioso) e etnográfico inseridos num ambiente de biodiversidade distinto, onde a geologia também se afigura particular.
Com a implementação deste percurso pretende-se recuperar e revitalizar parte do antigo caminho que, durante séculos, permitiu a ligação à cidade de Bragança, pela ponte do Penacal, também ela em avançado estado de degradação.
Começando no Largo de S. Caetano, onde se localiza a capela com o mesmo nome, os caminhantes passarão pela fonte de mergulho, lavadouro e casario tradicional, pelo Moinho do Calabeiro (ainda em laboração); pelo caminho poderão observar uma cascata com cerca de 6 m de queda de água, vários afloramentos rochosos e poços naturais de água (com destaque para o Poço da Varandinha) existentes ao longo do rio, atravessar a ponte medieval sobre o Penacal e percorrer os antigos caminhos que lhe davam acesso, observar galerias ripícolas, manchas de carvalhos, de sobreiros e de soutos.
O orçamento previsto para a marcação da pequena rota é de 22 000,00€ com IVA incluído.
Ezequiel Lopes Diegues
14-06-2023
VOTE JÁ!
Caso não esteja registado:
Envie uma SMS para
4902
com o texto
OPBGC p9 [NºBI] [Data Nascimento] Aceito
Exemplo:
OPBGC p9 123456789 19801203 Aceito
A data de nascimento deverá estar no formato AAAAMMDD (ano, mês, dia)