clique aqui para participar!

Bragança debate publicamente Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano

15 de Março, 2017
destaque

“Uma cidade mais dinâmica, inovadora, atrativa, funcional e inclusiva, que mantém a sua identidade e que conta com a participação e contributos dos seus cidadãos”.

Palavras deixadas pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, durante a apresentação pública do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), que teve lugar no dia 14 de março, na Sala de Atos no Teatro Municipal de Bragança, perante mais de 200 cidadãos.

Representando um investimento superior a 25 milhões de euros, cofinanciados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) em cerca de 16 milhões de euros, o PEDU prevê mudanças e inovações na Cidade no diz respeito à reabilitação urbana, propondo, para tal, intervenções ao nível da mobilidade sustentável, bem como de ações com vista à integração de comunidades mais desfavorecidas ou com limitações, por exemplo, ao nível da própria mobilidade.

Trata-se, assim, de um plano que se reveste de uma elevada importância para o Município de Bragança, daí que é “essencial ouvir a opinião dos cidadãos e da comunidade, para que possamos, em conjunto, construir as melhores soluções para todos”, realçou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança.

Foram, deste modo, apresentados projetos como a ampliação da rede de ciclovias já existente e que será partilhada com peões, que permita a melhoria da circulação de todos os cidadãos, mas, sobretudo, das pessoas com mobilidade reduzida.

Também está contemplada a beneficiação das avenidas Sá Carneiro e João da Cruz, onde, além da melhoria da circulação de peões e de ciclistas, está prevista a alteração dos espaços de estacionamento, permitindo a criação de mais lugares, bem como a reabilitação das escadarias que dão acesso, neste caso, à avenida Sá Carneiro.

O PEDU, que constitui o elemento de integração de três instrumentos de planeamento: Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU), o Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas (PAICD) e o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS), prevê a reabilitação de edifícios já existentes, mas que estão devolutos, para instalação de, por exemplo, o Museu da Língua Portuguesa, o primeiro a nível nacional e que é patrocinado por Sua Excelência o Presidente da República,  de residências de estudantes, de alojamento para casais jovens, o Centro de Inovação Jurídica, a direção de finanças e a delegação aduaneira, entre outros.

Registo Fotográfico

Apresentação Pública PEDU

Ficheiros anexos

Mais imagens

Ao ínicio

Município de Bragança

Forte S. João de Deus, 5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299
Email: participar@cm-braganca.pt
Siga Nos: https://www.facebook.com/municipiobraganca

wiremaze